Mandala Spa Urbano Holístico

Proposta de projeto desenvolvida para o Trabalho Final de Graduação da Arquiteta Suélly Jacob.
O objetivo geral do trabalho consistiu em desenvolver uma proposta, a nível de anteprojeto, de um Spa Urbano Holístico na cidade de João Pessoa, onde a população pudesse desfrutar de vários tratamentos, a fim de encontrarem o equilíbrio físico e mental essencial à saúde.
Para a elaboração da proposta, foi realizada uma pesquisa sobre a temática holística, sobre os principais problemas de saúde que levam as pessoas a procurarem estabelecimentos deste tipo e sobre a evolução do Spa. A partir desse embasamento teórico, foram determinadas algumas diretrizes projetuais, tais como:

  • Programa de Necessidades;
  • Tipologia Arquitetônica;
  • Zoneamento de Atividades;
  • Conceituação do Espaço, etc


A proposta buscou como resultado um local que pudesse oferecer variadas opções de tratamento alternativo e convencional, estruturadas em meio a um espaço envolto pela natureza, com recantos intimistas e caminhos contemplativos, espaços aconchegantes marcados pelo estilo rústico das edificações, que permitisse também a acessibilidade de Portadores de Necessidades Especiais (PNE).

Implantação (imagem: Damião)

O terreno escolhido encontra-se localizado na região litorânea da cidade de João Pessoa. Sua localização privilegiada possibilita um vislumbre do mar, oferecendo um diferencial a mais ao projeto.
Antes de iniciar o processo de elaboração da proposta arquitetônica, houve a preocupação em definir um zoneamento das atividades e serviços operacionais do Spa, considerando fatores como a funcionalidade, as características de cada atividade, localização dos acessos, vista para o mar, etc. Partindo-se daí, a área foi dividida em quatro setores específicos:
  • Setor Administrativo / Serviços: engloba os espaços responsáveis pela organização geral do empreendimento, auxiliando e complementando o funcionamento dos demais setores. (Bloco da Administração e Espaço Gourmet)
  • Setor Terapêutico: responsável pelo diagnóstico e tratamento dos usuários, abrigando os espaços essenciais ao funcionamento do empreendimento. (bloco de Terapias, Bloco de Hidroterapias e Espaço Yoga)
  • Setor de Hospedagem: compreende um total de 10 bangalôs, sendo 02 adaptados (63,03 m²), 03 do tipo 1  (50,50m²) e 05 do tipo 2 (40,49m²), todos seguindo a mesma disposição em planta e mesma volumetria, divergindo apenas nas dimensões espaciais e no estudo de cores como forma de marcação de cada tipo.
  • Setor de Lazer e Esportes: concentram-se os equipamentos destinados ao lazer ao tratamento realizado com atividades esportivas. (Bloco da Academia, Piscina, Quadra Poliesportiva e Redários)
Pórtico de Entrada (imagem: Damião)

Bloco da Administração - Vista Frontal (imagem: Damião)

Bloco da Administração - Vista Posterior (imagem: Damião)

Espaço Gourmet - Vista Salão (imagem: Damião)

Espaço Gourmet - Vista Ala de Serviços (imagem: Damião)

O espaço gourmet abriga restaurante, lanchonete, espaço de descontração (área para jogos, acesso à informática, área de leitura e convívio), e os locais de apoio ao funcionamento geral do Spa, tais como: depósitos, área de recebimento e triagem de mercadorias, vestiários, etc.

Bloco de Hidroterapias - Vista Frontal (imagem: Damião)

Bloco de Hidroterapias (imagem: Damião)

Bloco de Terapias - Vista Frontal (imagem: Damião)

O partido geral adotado, em linhas gerais seguiu um estilo rústico, com o predomínio de materiais naturais como: a pedra, a madeira de reflorestamento (eucalipto) e de demolição, a piaçava, o bambu, telhas ecológicas, etc.

Espaço Yoga (imagem: Damião)

O Espaço Yoga foi instalado em edificação independente, que além do espaço para a prática terapêutica, também abriga vestiários semi-enterrados. A opção por criar uma edificação desprovida de fechamentos laterais fundamentou-se na idéia de integração com o espaço natural ao redor. No entanto, para evitar maiores interferências durante as sessões, foram criadas cercas de bambu e cercas vivas, além de um espelho d'água que circunda toda a edificação, sendo esta acessada por meio de rampas e escadas.

Bangalô Adaptado - Vista Frontal (imagem: Damião)

Bangalô Master - Vista Frontal (imagem: Damião)

Bangalô Simples (imagem: Damião)

Um aspecto a destacar foi a opção de elevar as edificações em relação ao nível do solo. De acordo com a situação, essa alternativa foi utilizada por motivos específicos: seja para tornar a edificação mais leve, seja para garantir ventilação e iluminação a ambientes semi-enterrados como no caso do Espaço Yoga e do Espaço Gourmet, ou apenas para conferir privacidade e melhor vislumbre do mar no caso do bangalôs.
Essa medida não interferiu de forma alguma a intenção de desenvolver um anteprojeto acessível, já que para adequar o espaço às normas vigentes, foram instaladas rampas de acesso e plataformas elevatórias permitindo o acesso de PNE à praticamente todas as atividades do Spa.

Redário Coberto (imagem: Damião)

Redário ao ar livre (imagem: Damião)

Piscina (imagem: Damião)

Bloco da Academia (imagem: Damião)

Bloco da Academia (imagem: Damião)

O desenvolvimento de um Spa Urbano Holístico na cidade de João Pessoa permitiu explorar um tipo de empreendimento escasso em nossa região, o que ocasionou algumas dificuldades. No entanto, apesar das inúmeras dificuldades, a realização deste trabalho contribuiu não apenas para enfatizar e por em prática os conhecimentos adquiridos, mas também e principalmente para o crescimento intelectual, abrindo um leque de novos conhecimentos.

Ficha Técnica:
Classificação: Trabalho Acadêmico.
Arquitetura: Suélly Jacob
Orientação: Prof. Antônio Francisco de Oliveira
Maquete: Damião
Local: João Pessoa-PB
Ano: 2009.

Nenhum comentário:

Postar um comentário